Pular para o conteúdo principal

PEREGRINOS EM TERRA ESTRANHA: Vivendo para o Eterno Deus.

A Bíblia nos lembra que, como cristãos, somos peregrinos e forasteiros neste mundo, e nossa verdadeira pátria está na Sião celestial. "Todos estes morreram na fé. Não obtiveram as promessas, mas viram-nas de longe e se alegraram com elas, confessando que eram estrangeiros e peregrinos na terra" Hebreus 11:13.

Essa perspectiva deveria moldar nossa forma de viver, nossos valores e nossas prioridades. A vida aqui é passageira, um breve momento diante da eternidade que nos aguarda com Deus. "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio" Salmos 90:12.

Não fomos criados para nos conformar com este mundo, mas para representarmos o Reino de Deus enquanto caminharmos em direção ao nosso destino final. "E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" Romanos 12:2.

Abraão é um grande exemplo disso. Ele viveu como estrangeiro, habitando em tendas, porque esperava pela cidade eterna que Deus lhe havia prometido, a cidade com fundamentos sólidos, da qual o próprio Deus é o arquiteto. "Porque Abraão aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e construtor" Hebreus 11:10.

Assim como ele, somos chamados a andar pela fé, fixando nossos olhos no que é eterno e não nas coisas passageiras desta terra. "Porque andamos por fé e não pelo que vemos" 2 Coríntios 5:7.

A Bíblia nos ensina que tudo o que vemos é temporário. Bens materiais, status, sucesso e prazeres deste mundo não devem ser o objetivo da nossa vida. "Na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas" 2 Coríntios 4:18.

Jesus deixou claro que devemos ajuntar tesouros no céu, onde nada pode destruir ou corromper. "Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam" Mateus 6:19-20.

Essa perspectiva eterna nos ajuda a enfrentar as dificuldades do dia a dia, pois sabemos que tudo o que passamos aqui é leve e momentâneo quando comparado à glória eterna que nos aguarda. "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação" 2 Coríntios 4:17.

Como forasteiros em terra estranha, somos desafiados a viver de maneira diferente, de acordo com os valores do Reino de Deus: justiça, santidade e amor. "Pelo contrário, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem" 1 Pedro 1:15.

Nossa cidadania está no céu, e isso deve refletir em nossas atitudes, decisões e na forma como tratamos as pessoas. "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo" Filipenses 3:20.

A cada passo, precisamos lembrar que estamos em uma jornada rumo ao lar eterno, onde habitaremos com Deus para sempre. "... e, assim, estaremos para sempre com o Senhor" 1 Tessalonicenses 4:17b.

Para mantermos essa perspectiva, é essencial nos conectarmos constantemente com o Pai. A leitura da Palavra de Deus nos guia, a oração fortalece nossa fé e a comunhão com outros cristãos nos encoraja a perseverar. "Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração" Romanos 12:12.

Além disso, devemos nos desapegar do materialismo, usar nossos recursos para glorificar a Deus e ser luz neste mundo, mostrando às pessoas a esperança que temos em Cristo Jesus. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte" Mateus 5:14.

Vivemos em um tempo de distrações e superficialidades, mas Deus nos chama a focar no que realmente importa: a eternidade com Ele.

A vida aqui é curta demais para ser desperdiçada com aquilo que não tem valor eterno. "Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios, aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus" Efésios 5:15-16.

Nossa missão é viver de maneira que glorifique a Deus e nos prepare para o dia em que estaremos na presença Dele na Sião celestial. "Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus" Mateus 5:8.

E você? Tem vivido como um verdadeiro peregrino, focado na eternidade e representando o Reino de Deus, ou está permitindo que as distrações deste mundo tirem seus olhos da promessa eterna com Deus?

Comentários