A história da Reforma Protestante marcou um retorno às Escrituras como a única regra de fé e prática. Esse movimento trouxe à luz verdades essenciais, como a salvação pela graça, por meio da fé em Jesus Cristo, e a centralidade da Bíblia.
Contudo, ao longo dos anos, temos observado que, mesmo após conhecerem o evangelho e experimentarem uma transformação de vida à luz das Escrituras, algumas pessoas acabam retornando ao catolicismo.
Essa escolha ocorre, muitas vezes, apesar da clareza que as Escrituras fornecem sobre temas essenciais, como a mediação exclusiva de Cristo, a salvação pela graça mediante a fé e a verdadeira adoração revelada na Palavra de Deus.
A Bíblia é clara ao afirmar que há um único mediador entre Deus e os homens: "Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem" 1 Timóteo 2:5.
A mediação dos santos, a veneração de imagens e a perpetuação de doutrinas contrárias à Bíblia são práticas que distorcem o verdadeiro evangelho e afastam o foco de Cristo como suficiente para a nossa redenção.
Muitos que retornam ao catolicismo o fazem, talvez, por causa de saudosismo, apego às tradições familiares ou até mesmo pela grandiosidade estética de suas catedrais e liturgias.
No entanto, devemos lembrar que nossa fé não se baseia em sentimentos ou aparências externas, mas na verdade revelada por Deus em Sua Palavra. Jesus nos advertiu: "Mas vem a hora — e já chegou — em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores" João 4:23.
O retorno às práticas contrárias ao evangelho revela um afastamento da Palavra de Deus. Isso deve ser tratado com graça, mas também com seriedade, pois a Bíblia ensina que somos chamados a perseverar na verdade. O autor de Hebreus alerta: "Tenham cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha um coração mau e descrente, que se afaste do Deus vivo" Hebreus 3:12.
Se você está afastado do evangelho, saiba que o amor de Deus permanece inabalável. Ele está de braços abertos para recebê-lo de volta, independentemente de quão longe você tenha ido. Há sempre um caminho de volta para Deus.
Não deixe que os enganos ou as tradições humanas obscureçam a verdade que liberta e transforma. Deus é rico em misericórdia e convida cada um a retornar à verdade e ao arrependimento: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" 1 João 1:9.
Deus não nos chama para seguir tradições humanas, mas para obedecer à Sua Palavra. O evangelho é suficiente, e Cristo é tudo o que precisamos.
É tempo de relembrar que fomos chamados das trevas para a maravilhosa luz de Deus, para viver de forma digna do evangelho e não nos conformar com práticas que negam a essência da fé cristã.
E você? Sua fé está firmada na verdade das Escrituras, ou influências externas têm desviado o seu foco de Cristo? Que escolha você fará hoje para voltar ao caminho do evangelho e viver plenamente para Deus?
Comentários
Postar um comentário