Pular para o conteúdo principal

COMO A PALAVRA DE DEUS TRANSFORMA NOSSAS AÇÕES.

A transformação do comportamento cristão não começa nas mãos, mas no coração e é a Palavra de Deus o principal instrumento dessa mudança. Em Hebreus 4:12 lemos: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes; penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

É por meio da Escritura que o Espírito Santo revela quem somos, nos confronta com a verdade e nos conduz ao arrependimento e à obediência. A Palavra não é apenas um manual de conduta moral. Ela é viva, fala, molda, corrige e orienta.

Quando recebida com fé e humildade, ela renova a mente (Romanos 12:2), realinha os desejos e transforma atitudes. Aquilo que antes parecia natural, como o orgulho, a mentira, a ira ou a vaidade, agora se torna incômodo, pois o Espírito, por meio da Palavra, nos mostra o caminho da justiça e nos dá poder para segui-lo.

O salmista declarou: “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” Salmos 119:11. Isso mostra que a mudança de ação começa com a internalização da verdade de Deus.

Quanto mais nos alimentamos da Palavra, mais discernimos o certo do errado, mais desenvolvemos um temor santo e mais amamos o que Deus ama e odiamos o que Ele odeia. Jesus, ao orar por Seus discípulos, disse: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” João 17:17.

A santificação é o processo de nos tornarmos mais parecidos com Cristo e acontece por meio da Palavra. Ela nos ensina a perdoar, a servir, a falar com graça, a agir com justiça e a viver com integridade. Ela nos equipa para toda boa obra (2 Timóteo 3:16-17).

Se nossas ações não têm sido diferentes das do mundo, talvez estejamos ouvindo pouco e praticando ainda menos. Tiago nos adverte: “Tornai-vos praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” Tiago 1:22.

A Palavra que apenas ouvimos e não obedecemos não transforma; ela apenas informa. Mas a Palavra obedecida transforma vidas, famílias, igrejas e sociedades. Portanto, se desejamos agir como Cristo, precisamos pensar como Ele. E para pensar como Ele, precisamos encher nossa mente com Sua Palavra.

A verdadeira transformação não vem de fora para dentro, mas de dentro para fora e começa quando permitimos que a Palavra de Deus molde nosso caráter, guie nossas decisões e direcione nossas ações.

Você tem permitido que a Palavra transforme suas atitudes? O que ocupa mais espaço em sua mente: os valores do mundo ou os princípios eternos da Escritura? Que possamos buscar mais a Palavra, viver mais a Palavra e assim sermos verdadeiros embaixadores de Cristo, em ações e em verdade.

Comentários